
O governador Elmano de Freitas parabenizou, nesta sexta-feira (31), a ação da Polícia Militar do Ceará (PMCE) que resultou na morte de sete membros do Comando Vermelho durante confronto no município de Canindé, no interior do estado. “Nenhum policial morto. Nenhum inocente alvejado. A população protegida. Parabéns à nossa Polícia Militar do Ceará!”, escreveu o governador nas redes sociais, destacando o trabalho das equipes envolvidas na operação.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), os sete homens mortos eram integrantes da facção criminosa Comando Vermelho. Durante o confronto, eles arremessaram artefatos explosivos contra os policiais e efetuaram disparos contra as viaturas por volta das 3h.
Com o grupo, os agentes apreenderam oito armas de fogo, um fuzil, quatro pistolas e três revólveres, mais de 150 munições e drogas.
Segundo a SSPDS, a ocorrência teve início após equipes da Polícia Militar receberem informações da Inteligência sobre suspeitos que planejavam ações criminosas no bairro Campinas, área dominada por uma facção rival. Ao chegarem ao local indicado, os policiais foram recebidos a tiros e com o lançamento de dois explosivos em via pública.
“A fim da garantia da legítima defesa, as composições reagiram à agressão. E, após cessar o confronto, sete homens, ainda não identificados formalmente, foram localizados e socorridos a uma unidade hospitalar, onde foram a óbito”, informou a Secretaria.
A ação contou com o apoio de equipes do Policiamento Ostensivo Geral (POG), do Comando Tático Rural (Cotar) e do Batalhão de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio).