Quarta, 14 de Janeiro de 2026
22°C 37°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Casa Amiga da Criança é reinaugurada em novo espaço e promete melhorar atendimento aos pacientes

Na mesma ocasião, também foi reinaugurada a base local do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)

Rita de Cássia
Por: Rita de Cássia
14/01/2026 às 17h49 Atualizada em 14/01/2026 às 18h16
Casa Amiga da Criança é reinaugurada em novo espaço e promete melhorar atendimento aos pacientes
Fotos: Antonio Jonathan/PMSQ

Foi inaugurada na noite desta terça-feira (13) a nova Casa Amiga da Criança, em Santa Quitéria. Após anos funcionando em um pequeno espaço, junto com o Centro de Reabilitação, o equipamento passa a contar com uma estrutura mais ampla e adequada, para melhorar o atendimento prestado aos pais e crianças atípicas.

Em entrevista ao AVSQ, o prefeito Joel Barroso destacou a importância da entrega da unidade e o compromisso da gestão com o fortalecimento das políticas públicas voltadas às crianças neuroatípicas. “Hoje estamos felizes por ampliar a estrutura física e profissional, trazendo mais desenvolvimento terapêutico e ocupacional para essas crianças. Sabemos o tamanho da demanda do espectro autista em Santa Quitéria e que apenas a educação não dá conta, por isso essa casa passa a ser uma extensão de apoio para essas crianças e para as mães”, afirmou o prefeito.

Continua após a publicidade
Anúncio

A Casa Amiga da Criança é voltada ao atendimento especializado e exclusivo para crianças de 0 a 14 anos, oferecendo cuidado integral, acolhimento e acompanhamento do desenvolvimento em todas as fases da infância. A unidade conta com uma equipe multiprofissional formada por psicólogo, psicopedagoga, fonoaudióloga, nutricionista, educadora física e assistente social.

Segundo a secretária da Saúde, Ana Patrícia Ximenes, a unidade também terá o horário de funcionamento ampliado, passando a atender 12 horas por dia. “A Casa Amiga vai funcionar das 7h da manhã às 7h da noite, sem pausa para o almoço. Sabemos que o atendimento ficou prejudicado no ano passado, mas o compromisso da gestão é reorganizar o serviço e garantir que os pacientes não sejam prejudicados”, destacou.

Na mesma ocasião, também foi reinaugurada a base local do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que passou por uma reforma completa, assegurando melhores condições de trabalho para as equipes e mais estrutura, agilidade e segurança no atendimento de urgência e emergência.