Terça, 21 de Julho de 2026
21°C 31°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Prefeitura de Fortaleza autua deputado André Fernandes por despejar lixo em frente ao Paço Municipal

O parlamentar afirmou em suas redes sociais que a ação ocorreu após receber denúncias de atraso na coleta de lixo.

Por: Fonte: G1 Ceará
11/04/2026 às 10h12
Prefeitura de Fortaleza autua deputado André Fernandes por despejar lixo em frente ao Paço Municipal
Foto: Reprodução

A Prefeitura de Fortaleza autuou o deputado federal André Fernandes (PL-CE) após ele ser flagrado despejando sacos de lixo na calçada do Paço Municipal, na noite de quinta-feira (9). Em nota, a gestão municipal classificou o ato como uma "ação midiática" e anunciou que tomará medidas judiciais. O parlamentar, por sua vez, afirmou em suas redes sociais que a ação ocorreu após receber denúncias de atraso na coleta de lixo.

Vídeos feitos por testemunhas mostram o momento em que o deputado chega em um veículo, descarrega vários sacos de lixo em frente à sede da prefeitura e grava a cena.

Na manhã desta sexta-feira (10), André Fernandes publicou em seu perfil no Instagram um vídeo no qual afirma que realizou um "mutirão" de limpeza em uma praça e decidiu "entregar o lixo à Prefeitura após reclamações de coleta atrasada".

Continua após a publicidade
Anúncio

Medidas da Prefeitura

Em nota , a Prefeitura de Fortaleza afirmou que a Agência de Fiscalização de Fortalezau (Agefis) lavrou um auto de notificação contra o deputado por "depósito irregular de resíduos e conspurcação de bem tombado", com base nos artigos 825, 884 e 907 do Código da Cidade. Ou seja, a infração foi registrada e o deputado vai ser notificado.

Nesta sexta-feira (10), o prefeito Evandro Leitão comentou o episódio e lamentou a postura do parlamentar.

"Ele foi flagrado. Tá aí, aqui pelas nossas câmeras de videomonitoramento [...]. E agora foi autuado e responderá. Nós estamos tomando as devidas providências legais cabíveis pra que a gente possa ver esse caso, possa servir de exemplo", comentou o prefeito.

Segundo a Prefeitura, a ação gerou um custo operacional de R$ 1.400, pois foi necessário deslocar equipes de limpeza de outras áreas da cidade para limpar o local, que já havia passado pelo serviço de varrição no mesmo dia.

Além da notificação, a Procuradoria Geral do Município (PGM) informou que vai entrar com uma Ação Civil Pública contra o parlamentar, buscando a "reparação integral do dano patrimonial e indenização por dano moral coletivo". A PGM também estuda representar contra o deputado no Ministério Público por infração contra o patrimônio ambiental e histórico.

O que diz o deputado

Procurado pela reportagem, a assessoria do deputado informou que o deputado se manifestou sobre o caso através do vídeo postado em seu perfil oficial no instagram, na manhã desta sexta-feira (10).

No vídeo divulgado, André Fernandes afirma que realizou um "mutirão" de limpeza em uma praça e decidiu "entregar o lixo à Prefeitura após reclamações de coleta atrasada".

Nas imagens postadas, o deputado aparece com aliados limpando e pintando uma praça pública em Fortalezaita. André Fernandes também mostra o momento em que chega à frente do Paço Municipal e deposita os sacos de lixo.

O deputado federal faz oposição ao prefeito Evandro Leitão (PT) e utiliza frequentemente as redes sociais para criticar a gestão municipal e o Governo do Estado.

Foto: Reprodução
JUSTIÇA Há 3 horas

Homens presos por morte de bebê de 10 meses no Ceará são soltos após decisão da Justiça

Judiciário aprovou o pedido do MPCE que solicitou a revogação da prisão. Os dois estavam detidos desde o último dia 13. Laudo pericial apontou que criança morreu por asfixia após um homem se deitar e dormir por cima da criança

Foto: Reprodução
POLICIAL Há 4 horas

Detento morre por choque elétrico durante trabalho de ressocialização em presídio no Ceará

Francisco Rogério Torres Barbosa Júnior, 48 anos, sofreu a descarga elétrica em um equipamento eletrônico na Unidade Prisional Itaitinga 2.

Foto: Reprodução
ACIDENTE Há 7 horas

Navio colide em espigão e encalha na praia do Icaraí, no litoral cearense

Caso ocorreu na manhã desta terça-feira (21) em uma praia do município de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza.

POLICIAL Há 9 horas

Motorista é preso com drogas sintéticas e cogumelos alucinógenos no Cais do Porto, em Fortaleza

Veículo foi identificado por câmeras do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) após permanecer parado bloqueando um cruzamento. Na abordagem, policiais encontraram drogas sintéticas, cogumelos alucinógenos, loló, dinheiro e materiais utilizados para o preparo e distribuição de entorpecentes.

Foto: Divulgação
POLICIAL Há 9 horas

Golpe do seguro: Polícia cumpre mandados em seis estados contra quadrilha que registrava roubos falsos

Investigação começou após série de boletins de ocorrência suspeitos em um condomínio de luxo. Ação cumpre 34 mandados de busca e apreensão em São Paulo e em mais cinco estados.