Terça, 20 de Janeiro de 2026
21°C 30°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Greve de 92 dias dos agentes de endemias prejudica atendimento em Santa Quitéria

Greve de 92 dias dos agentes de endemias prejudica atendimento em Santa Quitéria

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
05/02/2014 às 22h43 Atualizada em 21/03/2020 às 01h12
Greve de 92 dias dos agentes de endemias prejudica atendimento em Santa Quitéria
Foto: Reprodução
Uma criança de 10 meses contraiu calazar no fim do mês passado e teve que ser encaminhada para tratamento em Sobral onde permaneceu internada por 20 dias. A mãe da menina disse que não sabia nada sobre a doença. "Ninguém veio aqui me explicar nada, nenhum agente, eu não reconheci os sintomas. Primeiro ela estava com falta de ar e depois começou com dor na barriga, depois disso estranhei", explicou.
A informação do Sindicato de Agentes de Endemias de Santa Quitéria, vinculados ao Sindicato de Servidores Públicos deste município, é de que o recurso recebido por eles era utilizado para os gastos com o deslocamento deles em suas próprias motos para o atendimento, abastecimento e manutenção do transporte. Em contrapartida, controlador geral de Santa Quitéria, Renato Catunda Mesquita, esclarece que este benefício não deveria ser pago desta forma aos trabalhadores e disse que que a gestão anterior não o fazia de acordo com a lei. Renato explica ainda que "o dinheiro vem de um recurso do Governo Federal, cerca de 16 mil reais, e deve ser usado para a compra de equipamentos necessários para o trabalho seguro destes agentes como botas, luvas, máscaras, óculos de proteção e capacete", disse.
Ele contesta ainda que a greve dos agentes é ilegal, pois "não houveram sequer tentativas de negociação e anúncio ao município da realização desta ação", concluiu. Mas, o Sindicato rebate e diz que também há a falta deste material, além de que as faltas deles no trabalho estão sendo descontadas do salário e que uma liminar foi concedida pelo Juiz da Comarca de Santa Quitéria pedindo a anulação deste desconto.
A Prefeitura de Santa Quitéria informou à Redação Web do Diário do Nordeste que vai pedir a votação e aprovação na Câmara da contratação de 20 novos agentes temporários para não prejudicar o atendimento da população.

Diário do Nordeste

Clique aqui e acompanhe o início da greve, noticiado pelo AVSQ!