13/11/2014 - O Papa Francisco mandou instalar chuveiros em uma área da Praça de São Pedro para que os moradores que rua que vivem pela região possam ter onde tomar banho. A decisão foi tomada depois que um dos bispos que trabalha com o Papa, Dom Konrad Krajewski, convidou um mendigo para jantar e o morador de rua declinou o convite. O mendigo era italiano, estava completando 50 anos no dia e disse que não poderia ir, pois não tinha onde tomar banho antes de ir para o restaurante.
Com o aval do Sumo Pontífice, Dom Krajewski, que foi nomeado pelo Papa Francisco como Arcebispo da Esmolaria Apostólica, mandou reformar os banheiros públicos destinados aos turistas, que ficam abaixo das colunas que circundam a Praça de São Pedro. Agora, pelo menos três banheiros terão chuveiro. As reformas começam na próxima semana.
De acordo com o site do Vaticano, as paróquias de Roma mais frequentadas por moradores de rua também foram convidadas a fazer o mesmo.
Em resposta às críticas que recebeu, Dom Krajewski disparou: “a Basílica existe para amparar o Corpo de Cristo [a Igreja] e nos pobres nós servimos o corpo sofredor de Jesus. Desde de sempre, na história de Roma, os pobres se reúnem em volta das basílicas”.
Sobre o morador de rua, Dom Krajewski afirmou que insistiu no convite e conseguiu levá-lo para jantar em um restaurante chinês próximo para celebrar a data.
Redação Web