21°C 31°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Deputados cobram apoio à mineração

Deputados cobram apoio à mineração

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
22/11/2014 às 16h28 Atualizada em 25/05/2022 às 17h26
Deputados cobram apoio à mineração
Foto: Reprodução
22/11/2014 - Após destacar o dia da consciência negra, comemorado anteontem, o deputado Dedé Teixeira repercutiu, da tribuna, o editorial dessa quinta-feira do Diário do Nordeste, que apontou a realização de audiências públicas nas comunidades onde será realizada a exploração de urânio e fosfato em Itataia, no Sertão Central. Para o parlamentar, o setor mineral precisa ser visto como potencial econômico em regiões inóspitas do Estado.
As audiências vão tratar da expedição do licenciamento ambiental para explorar a mina de fosfato e urânio no município. Localizada entre Santa Quitéria e Itatira, a mina de Itataia é sétima maior reserva de urânio do mundo e é associada à reserva de fosfato. Dedé apontou que, com a exploração do minério, o Brasil pode se tornar autossuficiente em urânio e fosfato, atualmente importados pelo País.
"Isso é muito importante para a economia do Ceará", ressaltou o deputado, lembrando que a exploração do mineral é uma boa alternativa para as regiões inóspitas por trazer oportunidades de empregos, além de amenizar o sofrimento da população e melhorar a renda. O petista destacou a necessidade de uma secretaria de estado para organizar o setor. "Coloco a mineração como um dos vetores importantes para o Estado", declarou.

Resistentes
Em aparte, o deputado Sérgio Aguiar (PROS) disse que a Assembleia Legislativa fez audiências para discutir efeitos da exploração da mina em Santa Quitéria, por meio da comissão de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca. Segundo afirmou, moradores da região se mostraram resistentes à exploração, mas, após explicações, a maioria se convenceu da importância da atividade.
Aguiar também sugeriu que, com a indústria salineira em declínio, seria relevante aos interesses do Estado elaborar uma saída, como misturar o sal com o fosfato, para poder utilizar o produto na agricultura. "Seria uma maneira de ver esse fosfato com sal marinho que pudesse ser utilizado", sugeriu o parlamentar.
"Será fundamental que essas ações (em prol do desenvolvimento da mineração) possam ser fundamentadas com ênfase no próximo governo. Me associo a essa preocupação e comemoro esse início das audiências públicas para que a exploração agora certamente saia do papel", destacou. O deputado ainda apontou o potencial que o setor apresenta com o calcário no Cariri e as reservas de granito do Estado.
Já o deputado Professor Pinheiro (PT) salientou o potencial de produção de minérios em Solonópole, apesar da decadência atual. "Solonópole já foi grande na exploração de minérios e está precisando de um apoio público", cobrou.

Diário do Nordeste