Quarta, 21 de Janeiro de 2026
Publicidade

Professor ministrará palestra em Catunda sobre a face de Santa Maria Madalena

Professor ministrará palestra em Catunda sobre a face de Santa Maria Madalena

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
19/10/2015 às 22h01 Atualizada em 19/10/2015 às 22h01
Professor ministrará palestra em Catunda sobre a face de Santa Maria Madalena
Foto: Reprodução
Tudo começou quando o professor cearense José Luís Lira assistiu a uma reportagem do Fantástico (Rede Globo) sobre a reconstituição do rosto de Santo Antônio, feita por um brasileiro.  “Eu vi que era possível. Eu disse: por que não tentar ver o rosto daquela que viu Jesus ressuscitado pela primeira vez?”, conta José Luís Lira, especialista em Santos Católicos.
José, então, procurou o designer Cícero, de Mato Grosso, que topou o projeto de recriar o rosto da santa. Próximo passo: convencer o padre da basílica de Santa Maria Madalena.
“A princípio, o padre Racine disse que não tinha interesse. Aos fiéis de Maria Madalena, não era tão essencial conhecerem a face da santa. Insistimos e dissemos para ele: ‘Nós só publicaremos se vossa reverendíssima autorizar, se o senhor não autorizar, foi um trabalho que a gente fez e ficou com o senhor’. Aí ele falou: ‘vou falar com o bispo’, e o bispo autorizou”, recorda José Luís Lira.
Além do designer, entrou na história, um especialista em odontologia legal, o Paulo, de Santos, litoral de São Paulo. Para fazer a reconstituição, ele precisava de fotos do crânio em vários ângulos. O padre francês, desconfiado, mandou apenas sete fotos.
Depois de muito trabalho. Estava criado o esboço do que seria o rosto da santa. Em julho, o rosto de Maria Madalena feito pelos brasileiros foi apresentado aos franceses. “Ela chegou aos discípulos: ‘Vi o senhor’. E nós agora dizemos, ‘Vimos aquela que viu o senhor'”, diz José Luís.