O apoio foi solicitado pelo governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, ainda no domingo (22). Como vieram por meio terrestre e de locais diversos, os agentes chegaram apenas na noite de ontem (25). Uma estrutura foi montada pelo governo nas imediações do Complexo Penitenciário para abrigar os policiais. A Força Nacional montará acampamento no próprio presídio para facilitar o acesso à unidade durante a pacificação. Na manhã da sexta (27), haverá uma reunião com o governador em que serão passadas as diretrizes.
A ideia do governo é que a FNS auxilie na recuperação da estrutura dos presídios, praticamente destruídos durante as rebeliões. Na última terça-feira (24), Camilo Santana destacou, em entrevista coletiva, que solicitou apoio do Ministério da Justiça para não comprometer o serviço policial rotineiro.
Além da reforma nas unidades destruídas, há a expectativa para a reabertura das visitações aos presos, marcada para este fim de semana. Neste sentido, a Força Nacional também atuaria, garantindo a segurança e integridade dos parentes e dos presos, que segundo os familiares, estariam ‘ansiosos’ pelo reencontro.
Diário do Nordeste