Sexta, 16 de Janeiro de 2026
22°C 37°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Fiscais da Sefaz investigados por facilitar tráfico de drogas no Ceará

Fiscais da Sefaz investigados por facilitar tráfico de drogas no Ceará

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
13/06/2016 às 19h57 Atualizada em 13/06/2016 às 19h57
Fiscais da Sefaz investigados por facilitar tráfico de drogas no Ceará
Foto: Reprodução
A Polícia Federal, inclusive, instaurou inquérito e investiga, pelo menos, dois fiscais da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz-CE). Eles teriam recebido R$ 30 mil para liberar em um posto de fiscalização um caminhão com mais de duas toneladas de maconha oriunda do Paraguai, com destino a Fortaleza.
A reportagem teve acesso à denúncia que o MPF encaminhou à Justiça Federal quando do julgamento de uma quadrilha, presa pela PF em setembro de 2014 no Barroso, Grande Messejana, em Fortaleza. Em depoimento, os acusados confessaram terem efetuado o pagamento da propina a dois servidores estaduais lotados no posto de fiscalização de Aracati, a 150Km da Capital. A quadrilha trazia a droga do Paraguai em um caminhão baú. Disfarçado de entrega de alimentos, o veículo escondia 136 pacotes de maconha que, após pesados, somaram 2,5 toneladas da droga.
Segundo o processo, o trabalho de investigação da PF levou à interceptação do caminhão por volta das 22h de 22 de setembro de 2014, na Rua Rosa Beatriz, Bairro do Barroso. Em meio à carga de maconha, segundo a PF, havia ainda uma pistola Glock 17C, calibre 9mm e munições, todas de uso restrito.
De acordo com as apurações, o veículo foi parado no Posto Fiscal de Aracati por volta das 9h daquele dia. Dois funcionários mandaram o motorista encostar o caminhão e abrir o baú. Ao averiguar a carga, os fiscais teriam localizado a maconha.
Entretanto, ao invés de acionar a Polícia e reter os suspeitos que trafegavam com a droga, os funcionários do posto teriam exigido a quantia de R$ 30 mil como propina para a liberação do material irregular. Por volta das 18h daquele dia, dois membros da quadrilha teriam chegado ao posto com o valor e obtido, assim, a liberação do carregamento de entorpecente. Conforme a denúncia, após o recebimento da propina, "um dos funcionários do posto fiscal que realizou a vistoria no caminhão chegou com a nota e liberou a saída do veículo do pátio".
O veículo seguiu viagem até ser interceptado pela equipe da Polícia Federal quando se aproximava de um galpão. No ato da deflagração da operação, seis homens foram presos. O suspeito de ser o comprador do material e chefe do bando de traficantes internacionais de entorpecentes foi capturado no dia seguinte.


Presos
Vinham no caminhão Daniel Lauzat Ferreira, 33, paranaense e que era o motorista do veículo, e Mário César Braga Florêncio, 27. Dando apoio em uma Toyota Hilux estavam o potiguar Francisco das Chagas de Medeiros Júnior, 33, e o paraguaio Pastor Florêncio Cabral Gimenez, 45.
No local onde a droga seria entregue foram capturados o paulista Lineker Fabrício da Silva, 33, e José Wilson Honorato Araújo, 36. Somente no dia seguinte, o paranaense David de Oliveira Gonçalves, o 'JJ' ou 'DVD', 27, que era o principal alvo da ação, foi detido.
Em agosto do ano passado houve o julgamento da quadrilha. Todos os envolvidos foram condenados a mais de dez anos de prisão. Dos seis acusados, cinco cumpriam a pena na Unidade Prisional Agente Luciano Andrade Lima, antiga CPPL I, em Itaitinga e um na Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo, na Pacatuba. Em março deste ano, Pastor Florêncio fugiu misteriosamente da CPPL I.

Diário do Nordeste