De acordo com o soldado PM Lourenço, da 1ª Companhia do 2º Batalhão de Policiamento Comunitário (BPCom), Ronda do Quarteirão de Caucaia,na Área Integrada de Segurança (AIS) 7, ele e os outros dois componentes da equipe, soldados Michael e Freire, seguiam pela via em patrulhamento quando se depararam com quatro homens empurrando carrinhos de reciclagem.
“Desconfiamos da atitude deles e resolvemos abordar. Achamos duas pistolas com dois deles e as escopetas estavam dentro dos carros”, contou Lourenço. O militar disse ainda que os homens não tiveram tempo de esboçar reação e receberam voz de prisão. Uma pistola era de calibre 380 e a outra Ponto 40., de uso exclusivo das forças policiais. As escopetas eram de calibre 12.
Os suspeitos foram identificados como Witalo David da Mota Nascimento, de 18 anos; Juliano de Souza de Melo, 20 anos; Francisco Glael Santos da Silva, 25 anos; e João Fonteles da Rocha,23 anos. O quarteto foi levado para a Delegacia Metropolitana de Caucaia (DMC) e autuado em flagrante por associação criminosa, portar arma de uso permitido e também de uso restrito.
O capitão Fábio Bezerra, comandante da 1ª Cia/2º BPCom, da AIS 7, explicou que a orientação do Comando aos policiais é realmente abordar pessoas em atitudes suspeitas. "Esse tipo de ação resulta em apreensões de armas e, consequentemente evita outros crimes, como roubos e homicídios, disse o oficial.
Diário do Nordeste