Quinta, 15 de Janeiro de 2026
22°C 32°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Agentes penitenciários do Ceará são enviados para conter crise no Rio Grande do Norte

Agentes penitenciários do Ceará são enviados para conter crise no Rio Grande do Norte

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
26/01/2017 às 08h48 Atualizada em 26/01/2017 às 08h48
Agentes penitenciários do Ceará são enviados para conter crise no Rio Grande do Norte
Foto: Reprodução
Além do Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal também enviaram agentes. De acordo com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) do Ceará, 70 agentes de segurança farão a  guarda, vigilância e custódia de presos em caráter extraordinário. “O objetivo é controlar a situação de caos nos estabelecimentos penais. A solicitação para a Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará colaborar com o efetivo veio em função de o Estado contar com um grupo especializado cujo trabalho tem reconhecimento nacional”, informou a Instituição, por meio de nota. 
Os 10 agentes enviados integram o Grupo de Ações Penitenciárias Especiais (Gape). “Os agentes penitenciários são quem de fato conhecem a rotina prisional, as atividades e intervenções necessárias para agir em um momento de crise como esse. Os grupos táticos têm uma função muito importante, nesse momento”, destaca o coordenador operacional do Sistema Penitenciário (Cosipe), Alexandre Leite.
A secretária da Justiça do Estado, Socorro França, considera que o pedido é um reconhecimento. “Nossos grupos táticos têm toda a expertise para atuar em momentos como esse. Acreditamos que receber esse pedido do Ministério da Justiça é uma chancela ao trabalho que vem sendo feito no Ceará”, pontua.

Diário do Nordeste