As informações são da revista GQ Brasil, do grupo Globo.
Dispositivo adquirido para impedir gravações
O novo smartphone do presidente tem um sistema modificado para garantir a segurança e a privacidade de suas conversas, incluindo um sistema personalizado de proteção contra intrusos. O novo dispositivo estaria disponível também para ministros.
Na semana passada, o Gabinete de Segurança Nacional anunciou a compra de equipamentos que impedem gravações não autorizadas no gabinete do peemedebista.
Caso similar nos EUA
O procedimento de usar um celular diferenciado e protegido é comum entre chefes de Estado, dada a importância de manter as comunicações governamentais seguras e livres de espionagem. Recentemente, Donald Trump, presidente dos EUA, tornou-se pivô de uma polêmica ao demorar para abandonar o seu antigo e bastante ultrapassado Galaxy S3. O Serviço Secreto orienta os presidentes a substituírem seus celulares logo a assumirem o cargo.