Quinta, 15 de Janeiro de 2026
22°C 32°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Em menos de três anos, 75 agentes da Segurança Pública foram assassinados no Ceará

Em menos de três anos, 75 agentes da Segurança Pública foram assassinados no Ceará

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
26/09/2017 às 07h00 Atualizada em 26/09/2017 às 07h00
Em menos de três anos, 75 agentes da Segurança Pública foram assassinados no Ceará
Foto: Reprodução
Neste período, foram mortos: 55 PMs, 10 policiais civis (incluindo um delegado), cinco guardas municipais, dois policiais rodoviários federais, dois agentes penitenciários e um bombeiro militar.
O mais recente caso foi o assassinato do soldado PM Francisco Leandro Conceição Santana. O crime ainda é um mistério para as autoridades. Imagens captadas por câmeras de rua mostram o momento em que o carro onde o PM viajava é cercado pelos assassinos.
Isso ocorreu por volta de 0:32 da madrugada de domingo (24), na Avenida Francisco Sá, já próximo ao cruzamento com a Rua Padre Anchieta, no limite dos bairros Jacarecanga e Monte Castelo. Os tiros disparados contra o militar foram todos à queima-roupa.  Os assassinos estão em, pelo menos, três motocicletas, que são usadas para cercar o automóvel a poucos metros de um posto de combustíveis.
Por cerca de um minuto e meio os assassinos cercam o carro até que um deles começa a disparar contra o PM. Há informações de que mesmo ferido, o soldado conseguiu sacar sua arma e atirar contra os criminosos. Ele é socorrido para o hospital, mas não resiste. O caso está sendo investigado pela equipe de inspetores e delegados da 11ª Delegacia da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Agentes mortos: balanço
Neste ano, 26 agentes da Segurança Pública tombaram sem vida no Ceará, a maioria ao reagir na hora do assalto. Foram 19 policiais militares (PMs), cinco guardas municipais, um policial civil (inspetor) e um bombeiro militar.

Fernando Ribeiro