Domingo, 01 de Fevereiro de 2026
22°C 36°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Marco Aurélio pede esclarecimento ao PEN sobre ação contra prisão em 2ª instância

Marco Aurélio pede esclarecimento ao PEN sobre ação contra prisão em 2ª instância

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
10/04/2018 às 20h25 Atualizada em 10/04/2018 às 20h25
Marco Aurélio pede esclarecimento ao PEN sobre ação contra prisão em 2ª instância
Foto: Reprodução
A liminar pretende barrar a prisão após a condenação em segunda instância e, caso seja concedida pelo plenário do STF, pode beneficiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), condenado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) no caso dotriplex do Guarujá. Diante da repercussão do caso, o partido decidiu destituir do caso o criminalista Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay.
Nesta terça-feira (10), o partido pediu a Marco Aurélio Mello que a sigla tenha acesso aos autos da ação declaratória de constitucionalidade que trata da possibilidade de prisão após condenação em segunda instância, além de comunicar oficialmente a destituição de Kakay.
"Tendo constituído novos advogados, os quais ainda não tiveram acesso aos autos e, pretendendo dele se aproximar para tomarem conhecimento e se posicionarem antes do julgamento, vêm, respeitosamente, suplicar por vista dos autos para cópia - ainda que digital - e preparo de manifestação inclusive sobre matérias pendentes", pedem os advogados da sigla.
Na prática, o PEN quer o adiamento do julgamento da medida cautelar que havia sido feita pelo próprio partido na semana passada, quando Kakay ainda estava cuidando do caso - mas a sigla não pede expressamente na peça o adiamento do julgamento da liminar.
"Considerado o caráter público do processo objetivo, integralmente disponibilizado no sítio eletrônico do Tribunal, esclareça o requerente o alcance do pedido formalizado", determinou o ministro nesta terça-feira.
Estadão