Domingo, 10 de Maio de 2026
21°C 29°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Cresce dependência dos municípios cearenses com renda do INSS. Consignados representam golpe na economia

Cresce dependência dos municípios cearenses com renda do INSS. Consignados representam golpe na economia

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
02/03/2020 às 11h19 Atualizada em 02/03/2020 às 11h19
Cresce dependência dos municípios cearenses com renda do INSS. Consignados representam golpe na economia
Foto: Reprodução

Segundo os levantamentos, em 2010, quando o PIB registrou alta de 7%, os benefícios pagos pelo INSS — como aposentadorias, pensões, auxílio-doença e BPC/Loas, pago a idosos e deficientes de baixa renda — representaram mais de um quarto de tudo o que foi produzido em 487 municípios. Em 2010, os benefícios previdenciários correspondiam a 6,3% de tudo o que é produzido no país. Em 2018, já equivaliam a 8%.

A dependência do INSS está concentrada nas cidades com até 50 mil habitantes, cuja principal atividade econômica é a administração pública, e está majoritariamente no Nordeste. Das 184 cidades do Ceará, 78, pelo menos, tem na renda das aposentadorias e pensões uma das principais de movimentação da economia local.

Há, porém, um dado que chama a atenção e provoca certamente baque para o comércio das pequenas cidades: a maior parte da renda dos benefícios do INSS no Ceará é retida com empréstimos consignados, o que gera – vamos dizer, assim, um verdadeiro desfalque na economia dos municípios, principalmente, das pequenas cidades.

Ceará Agora