23°C 38°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Sementes recebidas por brasileiros contêm pragas inexistentes no país

Sementes recebidas por brasileiros contêm pragas inexistentes no país

27/11/2020 às 16h35 Atualizada em 27/11/2020 às 16h35
Por: Thiago Rodrigues
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Uma delas continha a espécie Myosoton aquaticum, praga com potencial para ser considerada quarentenária, ou seja, com risco de estabelecimento permanente no país, podendo causar impactos econômicos negativos. Essa planta é resistente a herbicidas, o que torna seu controle difícil, e é considerada daninha nos campos de trigo da China.

Em quatro amostras foram identificadas a espécie quarentenária Descurainia sophia, caracterizada como uma planta daninha nos Estados Unidos e no Canadá, além de planta invasora no México, Japão, Coreia, Chile e Austrália.

"A introdução de material propagação (sementes ou mudas), mesmo em pequenas quantidades, sem atender aos requisitos fitossanitários e de qualidade estabelecidos pelo ministério coloca em risco a agricultura brasileira", alerta o diretor do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas, Carlos Goulart.

As histórias de sementes vindas da China que chegam a consumidores já datam de meses. Casos foram relatados na Europa e ganharam maior repercussão nos Estados Unidos, por conta da tensão entre americanos e chineses. Mas a hipótese mais provável, considerada inclusive pela Defesa Sanitária Vegetal de Santa Catarina, é a de um simples golpe para conseguir mais vendas na internet.

UOL
Santa Quitéria, CE
36°
Parcialmente nublado

Mín. 23° Máx. 38°

36° Sensação
10.3km/h Vento
28% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
05h19 Nascer do sol
05h31 Pôr do sol
Ter 38° 23°
Qua 37° 23°
Qui 38° 24°
Sex 38° 23°
Sáb 39° 23°
Atualizado às 12h13
Publicidade