Domingo, 11 de Janeiro de 2026
21°C 37°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Enem: Confira 10 sugestões de possíveis temas para a redação

Enem: Confira 10 sugestões de possíveis temas para a redação

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
09/01/2021 às 10h54 Atualizada em 09/01/2021 às 10h54
Enem: Confira 10 sugestões de possíveis temas para a redação
Foto: Reprodução


Confira abaixo a lista de sugestões de possíveis temas para a Redação do Enem 2020:

1 – A importância do SUS para a garantia da saúde no Brasil
Neste ano, com a pandemia de coronavírus, a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) ficou ainda mais evidente. “O SUS é um dos sistemas mais robustos do mundo, uma vez que é um dos poucos sistemas que atende gratuitamente todo e qualquer cidadão. Essa perspectiva ideológica que fundamenta o SUS é totalmente alinhada à filosofia do Enem”, diz Fabiula Neubern, coordenadora de Redação do Curso Poliedro São José dos Campos.

2 – Os desafios do uso de tecnologia na educação
A modalidade de Educação a Distância (EAD) vem crescendo no Brasil nos últimos anos. Com a pandemia, professores e alunos se viram obrigados a implementar o uso de recursos digitais no ambiente educacional. Para Fabiula, o tema já era relevante e a discussão se tornou ainda mais importante após a suspensão das aulas presenciais no País.

3 – Erradicação do analfabetismo
Para os professores, o analfabetismo é uma das grandes apostas. Segundo o IBGE, o Brasil tem hoje 11 milhões de analfabetos, representando 6,8% da população. “Esse é um problema muito grave. Dentro do Plano Nacional de Educação foi previsto que as crianças devem ser alfabetizadas até o terceiro ano do ensino fundamental com a idade de oito anos. O plano previa a erradicação para 2024 e a gente não vê avanço suficiente para chegar lá”, explica Felipe Leal.

4 – Violência doméstica no Brasil
“Tema extremamente relevante e que há anos é debatido no País, a violência doméstica ganhou novas dimensões com o isolamento social na pandemia”, diz o professor Thiago Braga, autor do Sistema de Ensino pH. Nesse recorte, é importante que o estudante entenda as causas que levam a essa situação e o que tem sido feito para combatê-la. O protagonismo crescente das mulheres no mercado de trabalho, a maior participação nas decisões familiares, questões que envolvem o machismo e a maneira como os homens enxergam e lidam com as mulheres são alguns dos pontos que podem ser abordados.

5 – A obesidade no Brasil
Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde divulgada pelo IBGE em parceria com o Ministério da Saúde, um pouco mais de 40 milhões da população adulta no Brasil está obesa. A pesquisa mostrou que a proporção de pessoas obesas no país aumentou nos últimos 17 anos. Em 2003, o porcentual era de 12,2%. Já em 2019, esse índice passou para 26,8%. “Os dados refletem não apenas um problema de saúde, mas também como o brasileiro se comporta em relação à sua própria alimentação. A situação se torna ainda mais delicada quando pensamos que muitas pessoas estão em casa em isolamento social e não conseguem se exercitar adequadamente. Dessa forma, o sedentarismo e suas consequências crescem. Doenças ligadas à obesidade também”, explica Thiago Braga.

6 – Os desafios do sistema carcerário brasileiro
O sistema carcerário brasileiro foi um dos possíveis temas de Redação apontados por especialistas na última edição do Enem e volta a surgir agora. “É um assunto clássico da sociedade brasileira e que nunca foi tema de Redação antes”, comenta Thiago Braga. O professor diz que o nosso sistema de prisões é historicamente conhecido por suas deficiências, como a insalubridade e superlotação das celas. Há ainda a disputa entre facções criminosas.

7 – Saúde mental na adolescência
De acordo com a ONU, 16% da carga global de doenças de pessoas entre 10 e 19 anos está relacionada com a saúde mental. A principal doença é a depressão, que pode ser um gatilho para o suicídio. Só a depressão é a terceira causa de morte entre pessoas de 15 a 19 anos no mundo. No Brasil, por exemplo, sabemos que entre 2006 e 2015 o aumento foi de 13%, de acordo com a Revista Brasileira de Psiquiatria.

 8 – Caminhos para proteger as crianças e os adolescentes no Brasil
Para Fabiula Neubern, um tema relacionado à infância que pode ser discutido é a proteção contra violências como maus-tratos, abuso e violência doméstica. “Elas podem estar submetidas à violência urbana, ao tráfico internacional de pessoas, à exploração sexual e ao abandono ou à negligência de seus genitores, do Estado ou da própria sociedade”, diz a coordenadora.

9 –  O combate aos maus-tratos a animais
“A comunidade científica noticiou suas suspeitas de que o coronavírus tenha chegado aos humanos vindo do contato com animais silvestres. Na Ásia, local onde o vírus surgiu, são tradicionais as feiras nas quais esses animais ficam expostos e mantêm contato uns com os outros – algo que não aconteceria na natureza, ou seja, sem a interferência humana. A condição de manutenção desses animais nessas feiras não é nada boa. Aqui no Brasil, essas feiras também existem e o tráfico de animas silvestres é grande. As condições de aprisionamento desses animais são cruéis”, aponta Fabiula Neubern.

10 – A dificuldade de universalização do saneamento básico no Brasil
Há dez anos, a ONU reconheceu o direito à água potável e de qualidade das instalações sanitárias como indispensável ao direito à vida. No Brasil, de acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, quase metade da população (47% ou quase 100 milhões de pessoas) não tem esgotamento sanitário e cerca de 35 milhões não têm água potável. “Essa desigualdade extremada revela que a questão do saneamento em nosso País é um direito de cidadania”, diz Fabiula Neubern.

Ceará Notícias