23°C 38°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Grupo de trabalho deve acelerar início da exploração em Santa Quitéria

Grupo de trabalho deve acelerar início da exploração em Santa Quitéria

02/02/2021 às 07h58 Atualizada em 02/02/2021 às 07h58
Por: Thiago Rodrigues
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

"Com certeza, a criação desse grupo de trabalho vai facilitar a conclusão dessa parte burocrática para a implantação da mina", avalia Tomás Figueiredo, diretor da Agência Nacional de Mineração (ANM).

"O fosfato é um insumo muito importante para o agronegócio brasileiro e, consequentemente, para a economia brasileira. E, hoje, o Brasil é importador de fertilizantes, ainda longe de ter autossuficiência. Então, a mina de Santa Quitéria irá ajudar a diminuir essa dependência, porque o consórcio (responsável pela operação) terá uma relevância gigantesca na produção de fosfato".

Segundo Eduardo Mello Mazzoleni, coordenador geral do Departamento da Secretaria de Política Agrícola (DEP) da Secretaria de Política Agrícola (SPA/MAPA), as licenças e viabilização da exploração de minas como a de Santa Quitéria estarão na pauta do novo grupo de trabalho. "(O GTI-PNF) irá trabalhar para levantar barreiras e criar oportunidades para tornar o ambiente legal e de negócios atrativos para os investimentos na produção de fertilizantes no Brasil, de forma sustentável e competitiva. A produção de fertilizantes no território nacional irá auxiliar na retomada da aceleração e do dinamismo da economia brasileira".

Diário do Nordeste
Publicidade
Publicidade
Publicidade