Gavião resgatado em Santa Quitéria pela Polícia Ambiental recebe alta de hospital veterinário
Gavião resgatado em Santa Quitéria pela Polícia Ambiental recebe alta de hospital veterinário
Por: Thiago Rodrigues
15/07/2021 às 07h05
Foto: Reprodução
Após dois meses de cuidados, o BPMA voltou novamente ao Hospital Veterinário para buscar a ave, totalmente curada. Após realizar a entrega, o tenente César, comandante da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar do BPMA de Sobral, esclareceu que o animal foi encaminhado para um local apropriado. “Ele foi levado para a Unidade Conservacionista Bicho do Mato, no município de Horizonte, onde contará com profissionais especialistas em falcoaria”, afirmou o militar.
De acordo com o médico veterinário do Hovet, Jefferson Vieira, o animal chegou ao hospital ainda filhote. “Provavelmente ele caiu do ninho, pois ainda não voava. Quando chegou rejeitava toda a comida que oferecíamos e estava bastante agitado, mas tivemos progresso e seu estado atual é considerado ótimo”, comentou.
O médico veterinário, Valcledes Oriente, também foi responsável pelo tratamento do animal silvestre. Segundo ele, a ave tratava-se de um Parabuteo Unicinctus, popularmente conhecido como“gavião-asa-de-telha”. Ele declarou que apesar das dificuldades no início, a ave saiu com um peso considerado excelente. “Realizamos um trabalho de tempo e controle alimentar. Ele está super bem e com um peso muito bom”, informou durante a entrega da ave.