Quarta, 20 de Maio de 2026
19°C 30°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Professores são acusados de assediar alunas em escolas de rede pública estadual no Ceará

Professores são acusados de assediar alunas em escolas de rede pública estadual no Ceará

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
29/03/2022 às 18h32 Atualizada em 31/03/2022 às 18h34
Professores são acusados de assediar alunas em escolas de rede pública estadual no Ceará
Foto: Reprodução

Na Escola Estadual de Ensino Profissional Lysia Pimentel, em Sobral, aconteceu protestos por parte dos estudantes, pais e moradores locais. Nesse caso, o professor acusado foi encaminhado até a delegacia da mulher, onde aconteceu todas as medidas necessárias. Além disso, a direção da escola é acusada de omitir as denúncias, pois segundo os estudantes os casos já estavam em conhecimento das autoridades da instituições.

Em Pedra Branca, a Escola Estadual de Ensino Profissional, Antônio Rodrigues de Oliveira, também aconteceu uma movimentação na semana passada. Alunas se reuniram em frente ao prédio da eeep, com cartazes, carro de som e microfones. Um convite para o protesto foi publicado no Instagram um dia antes da ação.


“As alunas da EEEP Antônio Rodrigues de Oliveira convidamos a população de Pedra Branca para se fazer presente no protesto contra assédio e outros abusos que vem acontecendo na dependência da escola”, declara a estudante Bianca Martins, na legenda da publicação do Instagram (veja a publicação abaixo). Os professores acusados foram afastados dos seus cargos institucionais.


Em Fortaleza, as manifestações ocorreram na quinta-feira (17), quando estudantes da uma escola de rede pública estadual, realizaram as ações, carregando cartazes com frases de protestos nos corredores da instituição, no Conjunto Ceará. 

No entanto, não é a primeira vez que casos como esses de assédio contra estudantes já ficaram conhecidos em todo o Ceará. Em 2020, hashtag como #ExposedFortaleza e  #ExposedSobral, ficaram conhecidas por denunciar assédio sofrido pela alunas de rede pública e privada.

A  Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE), se pronunciou sobre os casos. "Desde o momento das denúncias, a Seduc está tomando as providências necessárias para que os fatos sejam apurados dentro da legalidade, assegurando a proteção ao sigilo individual dos estudantes, que são menores de idade. As situações específicas estão sendo acompanhadas junto aos demais órgãos, dependendo da natureza da denúncia. Para garantir a transparência e a preservação do espaço escolar e dos envolvidos na apuração, a Seduc já havia afastado os profissionais do ambiente escolar", um trecho da declaração do Órgão Estadual.