23°C 38°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Inflação ainda alta de alimentos perto da eleição preocupa equipe de Bolsonaro

Inflação ainda alta de alimentos perto da eleição preocupa equipe de Bolsonaro

26/07/2022 às 16h58 Atualizada em 26/07/2022 às 16h58
Por: Thiago Rodrigues
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A prévia da inflação em julho registrada pelo IPCA-15 desacelerou, caindo de 0,69% para 0,13% do mês passado para o atual, fruto da redução do preço dos combustíveis e da energia elétrica, principalmente.

Em julho, por sinal, os economistas estão prevendo uma deflação, quando na média os preços caem mais do que sobem, o que está sendo explorado politicamente pelo presidente Jair Bolsonaro.

Afinal, a queda se deve principalmente a medidas defendidas pelo presidente da República, como a redução de tributos federais e estaduais sobre gasolina, diesel, gás de cozinha e energia elétrica. Em contrapartida, porém, o grupo de alimentos e bebidas registrou alta, passando de 0,25% em junho para 1,16% em julho, atingindo principalmente a população de baixa renda no país.

Segundo um assessor presidencial, a estratégia da campanha será faturar politicamente a queda da inflação, mas ele reconhece que para a população de baixa renda ela continua alta e só deve começar a cair a partir dos próximos meses, com melhora principalmente no clima em algumas regiões, evitando quebra de safra da agricultura familiar.

Com uma inflação de alimentos ainda elevada, para a maior parte da população brasileira, o sentimento de melhora ainda não chegará ao bolso, avaliam auxiliares do presidente.

O aumento do Auxílio Brasil de R$ 400 para R$ 600 vai minimizar este peso no bolso do brasileiro, mas, por outro lado, reconhece a equipe presidencial, também diminui o impacto positivo da medida. O pagamento do novo valor foi antecipado de 18 para 9 de agosto, exatamente para tentar fazer chegar mais cedo aos beneficiários do programa o sentimento de que o benefício está maior.

Mesmo assim, a equipe presidencial trabalha com um cenário para agosto de empate nas pesquisas de intenção de voto entre o presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os mais otimistas dentro do Palácio do Planalto arriscam, inclusive, a dizer que Bolsonaro, no final de agosto, já terá ultrapassado numericamente o petista.

Isso já havia sido previsto para acontecer em junho, depois foi passado para julho, mas não se confirmou. Agora, a equipe presidencial prevê o cenário mais positivo para Bolsonaro no final de agosto, quando já terá começado o horário eleitoral gratuito.

G1
Santa Quitéria, CE
26°
Parcialmente nublado

Mín. 23° Máx. 38°

27° Sensação
8.57km/h Vento
69% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
05h15 Nascer do sol
05h32 Pôr do sol
Sáb 38° 23°
Dom 38° 25°
Seg 36° 25°
Ter 38° 25°
Qua 38° 25°
Atualizado às 07h13
Publicidade