23°C 35°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Ambev e Nike usam campanhas para ‘despolitizar’ uso da camisa da seleção brasileira

Ambev e Nike usam campanhas para ‘despolitizar’ uso da camisa da seleção brasileira

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
11/08/2022 às 13h08 Atualizada em 11/08/2022 às 13h08
Ambev e Nike usam campanhas para ‘despolitizar’ uso da camisa da seleção brasileira
Foto: Reprodução

O tom é de que esse símbolo nacional não tem lado, apesar de ter sido exaustivamente usado por apoiadores do presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL). “Independentemente das nossas diferenças fora de campo, chegou a hora de lembrar o significado original da nossa camisa”, diz a propaganda da marca da Ambev. “Tire a amarelinha do armário e vista a sua camisa, ela é sua, é minha e de toda a nossa torcida.”

A peça da Ambev é a que mais se aproxima à tensão política em torno dos símbolos nacionais. Na divulgação da nova camiseta oficial da seleção, que leva a marca da Nike, o tom foi mais distante. “É coletivo. Representa mais de 210 milhões de brasileiros. É a nossa garra. Veste a garra”, escreveu a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em um trecho do post nas redes sociais no qual divulga o produto.

Para Dario Menezes, diretor executivo da Caliber e especialista em imagem corporativa, a Ambev capturou bem uma tensão existente entre parte dos consumidores quanto ao uso político do uniforme da seleção de futebol. Ele vê como acertada a postura das marcas que buscam um lugar de consenso para esse símbolo nacional, de maneira a “recriar conexão e engajamento” com as cores, com a vestimenta e com a seleção.

Em sua visão, não há propensão à crítica por parte dos consumidores pelo fato de a empresa ter tocado em um assunto mais sensível, justamente porque a proposta não toma nenhum lado. “Em um ambiente politizado como o que vivemos, as empresas querem se conectar ao espírito da Copa, ao que a camisa amarela representa na história das Copas, mas não querem tomar partido político, o que é muito correto. Elas querem engajar pessoas de todas as matizes”, afirma.

Também por meio de nota, a Nike disse que “o uniforme da seleção é como uma bandeira nacional, simboliza o país e seu povo. O mote da nova campanha da Nike para a Seleção é a garra brasileira, inspirada na onça-pintada e na garra do nosso povo. Dentro de campo, garra é seguir em frente, é driblar, pedalar, rabiscar, lutar, mas, acima de tudo, representa o espírito de resiliência de todo o povo brasileiro”.

Estadão Conteúdo