Segunda, 22 de Junho de 2026
20°C 33°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Ministério Público e TRE recebem pedidos para investigação contra candidato bolsonarista

Ministério Público e TRE recebem pedidos para investigação contra candidato bolsonarista

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
09/09/2022 às 12h20 Atualizada em 12/09/2022 às 01h17
Ministério Público e TRE recebem pedidos para investigação contra candidato bolsonarista
Foto: Reprodução
O Ministério Público do Ceará (MPCE) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) receberam, nesta quinta-feira (8), pedidos de investigação contra o deputado estadual candidato à reeleição delegado Cavalcante, que disse em um evento em Fortaleza que se Bolsonaro não vencer a eleição presidencial com o voto, vai "vencer na bala".

As duas ações públicas pedindo investigação sobre o candidato do PL, mesmo partido de Jair Bolsonaro, foram protocoladas pela candidata a deputada federal, Adelita Monteiro da Federação PSOL/REDE, pelas ameaças proferidas durante evento público na última quarta-feira (7).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os pedidos de investigação protocolados junto ao Ministério Público pede a abertura imediata de apuração para investigar os crimes de incitação a violência; abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado e interrupção do processo eleitoral.

Já a segunda ação, protocolada junto ao TRE, pede para retirar imediatamente das redes do deputado o conteúdo que incita ao ódio e atenta contra o resultado das urnas, nas eleições do próximo 2 de outubro deste ano.

Junto à ação no TRE-CE é pedida, ainda, a aplicação de multa no valor de R$ 25 mil, em caso de reincidência.

"Atentar contra a democracia é crime. Atentar contra a vida das pessoas e ameaçar a vida das pessoas é crime. Incitar a violência é crime. E nós não aceitaremos esse tipo de atitude", disse Adelita Monteiro (PSOL), em nota.

Discurso a público bolsonarista
Durante um discurso para um público bolsonarista, durante evento no 7 de Setembro, em Fortaleza, delegado Cavalcante exaltou o atual presidente e soltou a fala polêmica.

"O presidente Bolsonaro é o mais querido, é o que a população está querendo. E digo mais: se a gente não ganhar... se a gente não ganhar – eu vou repetir – nas urnas, nós vamos ganhar na bala. Na bala."

Na ocasião, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) lamentou a fala do candidato e reforçou a confiança no sistema eleitoral brasileiro.

"O TRE lamenta a postura do candidato e reforça a confiabilidade do processo eletrônico de votação. O tribunal conclama candidatos e sociedade para uma campanha que não estimule a violência", disse o órgão.

G1 CE