Terça, 23 de Junho de 2026
21°C 32°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Presidente do TSE estimula eleitores a irem à urnas: voto é sagrado, inviolável e individual

Presidente do TSE estimula eleitores a irem à urnas: voto é sagrado, inviolável e individual

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
30/10/2022 às 08h27 Atualizada em 30/10/2022 às 08h27
Presidente do TSE estimula eleitores a irem à urnas: voto é sagrado, inviolável e individual
Foto: Reprodução
Foto: Sérgio Lima/Poder360

Em pronunciamento em rede nacional de rádio e TV na noite de sábado, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, estimulou os eleitores a irem às urnas "com tranquilidade, consciência e liberdade", falando ainda sobre aprimoramentos realizados para reduzir as filas que marcaram o primeiro turno da votação.

"A Justiça Eleitoral reforçou o treinamento e os procedimentos para que as filas que aconteceram em algumas seções eleitorais no 1º turno não se repitam", disse.

Em sua fala de 4 minutos e 42 segundos, o ministro destacou que "assédio eleitoral é crime" e estimulou que os eleitores denunciem, "inclusive se praticado pelo empregador em relação ao empregado". "Não permita nenhum tipo de coação, ameaça ou oferecimento de benefícios para constranger sua liberdade de votar. Denuncie o assédio eleitoral e vote com tranquilidade, consciência e liberdade".

Como vem fazendo nas últimas semanas, o ministro voltou a exaltar a baixa abstenção no primeiro turno, o que demonstra "interesse e consciência na escolha dos representantes", destacando que 123 milhões de pessoas compareceram para votar com "sabedoria e maturidade democrática".

"O Brasil dará mais um importante e decisivo passo em nossa caminhada de desenvolvimento e progresso, garantindo o fortalecimento democrático e a estabilidade republicana. Mais de 156 milhões de eleitoras e eleitores irão decidir, definitivamente, em 2º turno, quem governará o País pelos próximos 4 anos".

Estadão Conteúdo