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Natal deve movimentar R$ 416 milhões no comércio de Fortaleza, avanço de 17,8%

Natal deve movimentar R$ 416 milhões no comércio de Fortaleza, avanço de 17,8%

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
08/12/2022 às 08h35 Atualizada em 08/12/2022 às 08h38
Natal deve movimentar R$ 416 milhões no comércio de Fortaleza, avanço de 17,8%
Foto: Reprodução
O comércio varejista de Fortaleza deverá faturar R$ 416 milhões no Natal deste ano, de acordo com pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE). O levantamento revela que 50,7% dos consumidores da Capital estão dispostos a ir às compras durante a data, a mais importante em termos de vendas para o setor.

Em relação a igual período de 2021, houve crescimento de 17,8% no potencial de consumo no comércio de Fortaleza, resultado de fatores como aumento do percentual de consumidores com intenção de comprar (46,9% contra 50,7%) e e de gastar (R$ 427 contra R$ 466).

Segundo a Fecomércio-CE, o resultado confirma a melhora da confiança do consumidor e o crescimento da intenção de compra das famílias, contribuindo com a geração de emprego nas atividades ligadas ao comércio, principalmente, nesta reta final de ano.

Perfil

Entre os consumidores que pretendem comprar neste Natal, 51,2% são do sexo masculino, do grupo etário com idade entre 21 e 35 anos (53,6%) e com renda familiar mensal de cinco e dez salários-mínimos (69%).

Em média, o consumidor deseja comprar três presentes, realizando um gasto médio total de R$ 466, sendo maior no grupo dos consumidores do sexo masculino (com gasto médio total de R$ 479), do grupo com idade acima de 36 anos (R$ 507) e renda média mensal familiar de cinco e dez salários mínimos (R$ 781).

Pagamento

A maioria dos consumidores (59,7%) deve pagar à vista, com dinheiro, Pix ou cartão de débito. Em seguida, aparecem cartão de crédito (39,3%) e crediário (0,7%). Conforme o levantamento, o cliente está mais exigente e pesquisará promoções, preços e qualidade dos produtos, sendo esses os principais fatores para a decisão de compra.

Presentes

A pesquisa mostra a preferência do consumidor pelos bens de consumo semiduráveis, com domínio de seis segmentos: artigos de vestuário e acessórios, com 67,3% de intenção de consumo; brinquedos (43,6%); cosméticos e itens de perfumaria (22,9%); chocolates, doces e bombons (7,1%); e joias e relógios (6,2%).

Locais de compra

Os shopping centers são os locais mais mencionados para procura dos presentes, citados por 44,6% dos entrevistados, seguido das lojas de rua (27,9%), centros comerciais (27,0%), comércio informal (13,3%) e supermercados e hipermercados (12,7%).

A Fecomércio-CE incluiu, nesta edição da pesquisa, a intenção de compra em sites e plataformas digitais, citados por 9,1% dos consumidores. Os produtos mais procurados nesse canal são roupas e artigos de vestuário (51,7%), calçados (44,1%), livros (39,8%) e eletrodomésticos (35,1%).

Comemoração

O Natal é um período de confraternização com parentes e amigos. Neste ano, 77,3% dos entrevistados revelaram a intenção de comemorar a data, com relevância semelhante em todos os grupos entrevistados.

Quanto aos locais de comemoração, 57,1% dos entrevistados indicam as próprias casas e 35,5% a casa de parentes ou amigos. A terceira resposta mais citada for a viagem (5,9%), sendo essa resposta mais relevante para os consumidores do grupo masculino (8,4%), com idade de 21 a 35 anos (8,4%) e renda familiar mensal acima de dez salários mínimos (47,6%).

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