Começou hoje (13/02), em Santa Quitéria a entrega das sementes do programa Hora de Plantar, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário. São 2.173 agricultores beneficiados, que comparecerão à nova sede da Ematerce, para fazer a retirada das sementes até sexta-feira (17/02), conforme calendário (
clique aqui e veja).
De acordo com alguns dos agricultores que foram beneficiados pelo programa, a maior dificuldade para o plantio está sendo a falta de chuvas, mas a expectativa para a quadra invernosa a partir do mês de março é positiva.
José Ferreira, gerente da Ematerce, afirma que essa é a 36ª edição do programa, e que para o ano de 2023, Santa Quitéria recebeu 20.700 kg de milho e 9.150 kg de sorgo forrageiro, menor do que a quantidade do ano passado.
As sementes mais procuradas para plantio são feijão e milho, mas esse ano o agricultor Benedito, da localidade de São Damião, comenta que está enfrentando a dificuldade de não ter feijão e do alto valor que está no mercado.
Ferreira compartilha em sua fala que sabe que o milho e feijão são da nossa cultura básica, “principalmente o feijão que todo mundo consome, sendo criador ou não”, e completa dizendo que, nesse ano, não veio feijão para nenhuma região do Estado.
Os agricultores que desejam começar a receber sementes, precisam comparecer à Ematerce no mês de abril deste ano, para que a solicitação seja realizada no sistema para 2024.