Para receber a restituição via Pix, bastará ao contribuinte informar a sua chave Pix na hora de entregar a declaração. As restituições começarão a ser pagas em 31 de maio. Como no ano passado, serão 5 lotes de pagamento.
Veja as datas:
- 1º lote: 31 de maio
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 31 de julho
- 4º lote: 31 de agosto
- 5º lote: 29 de setembro
Os contribuintes que entregarem a declaração até o dia 10 de maio, podem entrar já no primeiro lote, segundo a Receita.
Importante lembrar que, como em anos anteriores, terão prioridade no recebimento das restituições idosos, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
O prazo para a entrega das declarações do IR será de 15 de março a 31 de maio. De acordo com a Receita, o início um pouco mais tarde e o intervalo maior do que o dos anos anteriores vai permitir que todos os contribuintes possam usufruir da declaração pré-preenchida desde o início.
O programa do IR 2023 estará disponível para download no site da Receita a partir do dia 15 de março. A expectativa do governo é receber entre 38,5 milhões e 39,5 milhões de declarações de contribuintes pessoas físicas em 2023. No ano passado, foram entregues 36,3 milhões.
UOL