22°C 37°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Brasil ocupa 49º lugar no ranking mundial de felicidade

Brasil ocupa 49º lugar no ranking mundial de felicidade

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
21/03/2023 às 09h04 Atualizada em 21/03/2023 às 09h04
Brasil ocupa 49º lugar no ranking mundial de felicidade
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O World Happiness Report divulgou recentemente sua classificação anual dos países mais felizes do mundo. Segundo o relatório, o Brasil ocupa a 49ª posição, enquanto a Finlândia permanece no topo pelo sexto ano consecutivo.

Elaborado por cientistas dos Estados Unidos com base em pesquisas do Instituto Gallup, o relatório analisa amostras das populações de vários países sobre o nível de satisfação das pessoas com suas vidas. Ao lado dos finlandeses, a Dinamarca e a Islândia aparecem em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Os critérios utilizados para medir a felicidade incluem Produto Interno Bruto per capita, saúde e expectativa de vida, apoio social, liberdade de escolha, generosidade e percepção de corrupção. O relatório destaca a importância da saúde mental como elemento fundamental do bem-estar e fator de risco para a futura saúde física e longevidade.

No novo ranking Israel avançou cinco posições e agora ocupa o quarto lugar, superando a Holanda. Além deles, os outros países presentes no top 10 dos mais felizes são Suécia, Noruega, Suíça, Luxemburgo e Nova Zelândia.

Na América Latina, o Uruguai lidera o ranking, ocupando a 26ª posição. Os países mais infelizes do mundo são o Afeganistão e o Líbano.

O relatório enfatiza que todos têm garantia do cumprimento dos direitos humanos fundamentais sem discriminação, incluindo o direito à vida e liberdade, estar livre de tortura e escravidão, liberdade de opinião e expressão e o direito ao trabalho e educação.

O OTIMISTA