23°C 38°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Açude de Quixeramobim volta a sangrar depois de 12 anos e população se reúne para presenciar o momento

Açude de Quixeramobim volta a sangrar depois de 12 anos e população se reúne para presenciar o momento

03/04/2023 às 09h50 Atualizada em 14/06/2023 às 13h18
Por: Thiago Rodrigues
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
A barragem do açude de Quixeramobim voltou a atingir cota máxima e sangrou, neste domingo (2), após 12 anos. O momento se tornou um grande evento para a população que se reuniu para presenciar e registrar o reservatório transbordando. O local é considerado um dos cartões postais da cidade.

A multidão começou a se reunir na área do reservatório durante a tarde, antes mesmo da sangria acontecer. Somente no início da noite deste domingo (2), parte das comportas começaram a transbordar água. O fato atraiu cada vez mais moradores. O espetáculo decorrente das chuvas não era registrado desde 2011.

“É com muita alegria que venho compartilhar com vocês a notícia de que a Barragem de Quixeramobim está iniciando sua sangria. Anos de espera e expectativa estão se concretizando, e não poderia estar mais feliz e grato de poder vivenciar mais esse grandioso momento do nosso amado Quixeramobim!”, disse o prefeito do município, Cirilo Pimenta, em postagem nas redes sociais.

Praticamente todo o território do município está na bacia hidrográfica do rio Banabuiú, que corta a parte sul do seu território. Contudo, o principal curso d’água é o rio Quixeramobim que é um afluente do Banabuiú. É no rio Quixeramobim que estão as principais barragens do município, o açude Quixeramobim e o açude Fogareiro.

A barragem de Quixeramobim foi construída para garantia hídrica da cidade e esteve em situação delicada desde a última sangria em 2011. Durante a década, chegou à cota zero pelo menos duas vezes. Conforme informações do jornal Repórter Ceará, foi necessário a perfuração de poços no leito seco do reservatório para extrair água que garantisse abastecimento da cidade.

Em 2018, a barragem quase atingiu sangrou, acumulando um volume de 96,68%. Porém, pouco tempo depois voltou ao zero. Este ano iniciou com a barragem seca e em menos de um mês começou a receber recarga até atingir sangria.

A Defesa Civil de Quixeramobim chegou a emitir um decreto de situação de emergência no dia 6 de fevereiro de 2023, em virtude do baixo aporte hídrico da Barragem de Quixeramobim, Açude Fogareiro e Açude Pirabibu. Os três principais mananciais que abastecem o município, estavam com volume próximo de 0%.

GC Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade