24°C 38°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Governo Federal anuncia que vai pagar piso da enfermagem retroativo a maio

Governo Federal anuncia que vai pagar piso da enfermagem retroativo a maio

06/07/2023 às 07h22
Por: Thiago Rodrigues
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

“O governo federal trabalha para a implementação do piso da enfermagem. Vamos implementá-lo no setor público tal como a decisão do Supremo Tribunal Federal [STF], garantindo as nove parcelas previstas para 2023.”

Durante discurso no evento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou o pagamento retroativo a maio, mês em que o ministro do STF Luís Roberto Barroso estabeleceu regras para o pagamento do piso aos profissionais que trabalham no sistema de saúde de estados e municípios nos limites dos valores recebidos pelo governo federal.

Lula argumentou que o trabalho da enfermagem não pode ser considerado menor. “Tem gente que acha que o salário de uma enfermeira de R$ 4 mil e pouco é caro”, disse. “Mas é preciso que a gente avalie efetivamente o valor do trabalho por aquilo que ele representa na nossa vida. Quem leva as pessoas para tomar banho, quem vai limpar as pessoas, quem dá comida, quem aplica injeção, quem mede a pressão, quem leva ao banheiro é exatamente o pessoal de baixo, que trabalha. E, por isso, esse pessoal tem que ser valorizado”, acrescentou.

Em entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom dia, Ministra, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou que algumas falhas no texto da lei atrasaram o repasse do valor para estados e municípios, mas que isso será resolvido.

Agência Brasil
Santa Quitéria, CE
36°
Parcialmente nublado

Mín. 24° Máx. 38°

36° Sensação
6.05km/h Vento
28% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
05h19 Nascer do sol
05h32 Pôr do sol
Sáb 38° 23°
Dom 38° 23°
Seg 38° 24°
Ter 38° 23°
Qua 37° 23°
Atualizado às 11h13
Publicidade