21°C 37°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Diabetes pode ter crescido no Brasil devido a refrigerantes, diz estudo

Diabetes pode ter crescido no Brasil devido a refrigerantes, diz estudo

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
19/07/2023 às 13h30 Atualizada em 19/07/2023 às 17h54
Diabetes pode ter crescido no Brasil devido a refrigerantes, diz estudo
Foto: Reprodução
Foto: Nednapa/Thinkstock/Getty


No estudo, pesquisadores da Universidade Federal de Rio Grande (FURG), Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), Universidade Vale do Rio Doce (Univale) e Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) analisaram informações de saúde de mais de 750 mil pessoas em todo o Brasil. Os dados cobrem o período de 2006 a 2020.br

Na análise, os participantes foram separados em três grupos: os que consumiam bebidas adoçadas, como refrigerantes ou sucos artificiais; quem ingeria apenas versões destas bebidas com adoçantes artificiais - diet, light ou zero; e pessoas que não consumiam nenhum tipo destes produtos.

Os cientistas chegaram a duas conclusões. A primeira indica que a taxa de diabetes na população que ingere bebidas adoçadas artificialmente - nas versões diet, light e zero - é quatro vezes maior que na população em geral.

Entre os anos de 2006 e 2020, analisados pelo estudo, a taxa de diabetes na população foi de 5,5 para 8,2%. Em números absolutos, isso representa um aumento de 0,17% ao ano. Nas pessoas que consomem sucos e refrigerantes light, diet ou zero, houve 0,71% de acréscimo anual, levando a incidência neste grupo de 12 para 24,5% - indicando que um a cada quatro consumidores destes produtos tem diagnóstico de diabetes.

O segundo resultado da pesquisa veio ao cruzar estes dados com os do consumo de bebidas diet, light e zero. De acordo com o estudo, ao considerar a diferença nas taxas de crescimento e a proporção destas pessoas na população, cerca de 120 mil novos casos de diabetes no País anualmente teriam ligação com o consumo desses produtos. Isso representa 40% do total de diagnósticos da doença no País.

O Povo