O Ministério de Minas e Energia informou por volta de 15h desta terça-feira (15) que o sistema nacional de energia foi restabelecido, após o apagão do início do dia. Segundo o ministério, apenas algumas localidades pontuais ainda necessitavam de ajustes na parte da tarde.
"O Ministério de Minas e Energia (MME), em atualização à situação de atendimento elétrico brasileiro, informa que o sistema nacional de energia foi restabelecido, às 14h30, restando ajustes pontuais a serem realizados pelas distribuidoras em algumas cidades", afirmou a pasta em nota.
As causas do problema, segundo o ONS, ainda estão sendo apuradas.
O apagão causou transtornos em diversas cidades, como desligamento de semáforos, paralisação de metrô e interrupção de aulas em escolas.
Segundo o coordenador do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), José Marengo, a causa do apagão deve ser operacional, pois não há um alerta pela seca, por exemplo, que pudesse impactar a produção e distribuição de energia. "
O Ministério de Minas e Energia e o Operador Nacional do Sistema vão dar entrevistas coletivas ainda nesta terça para explicar em que ponto estão as investigações sobre as causas do problema na rede elétrica.