23°C 38°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Inmetro lança plataforma para consumidor conhecer o produto com menor consumo de energia

Dados de desempenho de todos os modelos estarão disponíveis até o final do ano

08/08/2023 às 12h25
Por: Thiago Rodrigues Fonte: EXTRA
Compartilhe:
Foto: Marcos Cavalcante/UFU
Foto: Marcos Cavalcante/UFU

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) lançou a Plataforma do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE). O portal tem o objetivo de tornar claro ao consumidor quais produtos consomem menos energia, na hora de escolher um eletrodoméstico ou aparelho que consuma eletricidade. O sistema de busca on-line, segundo o instituto, é mais dinâmico do as que as tabelas de eficiência energética tradicionalmente oferecidas pelo Inmetro.

A plataforma possibilitará conhecer o desempenho de 23 produtos avaliados no PBE, como refrigeradores, condicionadores de ar, fogões e fornos a gás, lavadoras, ventiladores e pneus automotivos. Antes de comprar um produto que consome energia, o Inmetro recomenda aos usuários explorar a ferramenta para escolher o modelo de melhor relação custo-benefício.

"Trata-se de mais um passo rumo à maior digitalização dos serviços e informações prestadas pelo Inmetro. Uma entrega importante para a sociedade e para o setor produtivo, contribuindo para o desenvolvimento do país", esclarece Márcio André Brito, presidente do Inmetro.

Para Hércules Souza, responsável pela coordenação do Programa Brasileiro de Etiquetagem no Inmetro, também é importante avaliar se a diferença de preço entre dois produtos similares pode ser compensada pela economia de energia ao longo dos meses.

A plataforma usa dados de produtos etiquetados em interface interativa. O usuário pode buscar o nome de um modelo específico para conhecer seu consumo de energia ou eficiência, ou filtrar apenas os produtos que sejam classificados como A (classe de mais alto desempenho). O acesso é pelo endereço www.pbe.inmetro.gov.br.

Por enquanto, estão disponíveis, de forma mais completa, os dados de quatro tipos de eletrodomésticos (refrigerador, máquina de lavar roupa, ar condicionado e ventilador de teto). A expectativa é que, até o fim do ano, os dados de desempenho de todos os modelos etiquetados estejam disponíveis para o consumidor.

Publicidade
Publicidade
Publicidade