24°C 37°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Jeová Mota e Bruno Pedrosa unidos em defesa do Setembro Amarelo

Deputados abraçaram a causa defendida pelo médico psiquiatra Felipe Mota, filho de Jeová, nesta quarta-feira

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues Fonte: Reginaldo Silva
06/09/2023 às 19h54
Jeová Mota e Bruno Pedrosa unidos em defesa do Setembro Amarelo
Foto: Divulgação

Os dois deputados mais votados de Santa Quitéria, Jeová Mota (PDT) e Bruno Pedrosa (PDT), ao lado do líder do governo na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Romeu Aldigueri (PDT), se uniram em defesa da campanha do Setembro Amarelo. Os parlamentares abraçaram a causa defendida pelo médico psiquiatra, Felipe Mota, filho do deputado Jeová Mota, nesta quarta-feira (6/9) na Casa Legislativa.

Jeová Mota aproveitou a visita do filho Felipe Mota a Alece, para agradecer as orações dos parlamentares, amigos e correligionários pela recuperação do filho, que recentemente passou por um procedimento cirúrgico no cérebro em São Paulo, considerado um sucesso e está em plena recuperação. O parlamentar, antes da cirurgia havia se comprometido em voltar à Casa ao lado dele para agradecer a todos e a todas pelos momentos de orações e energias positivas. “O momento de alegria é duplo, agradecer pela saúde do filho e poder contribuir com essa campanha do Setembro Amarelo”, destaca o parlamentar.

O deputado estadual Bruno Pedrosa (PDT), também celebrou a pronta recuperação do médico Felipe Mota e destacou a importância da "comunidade médica da psiquiatria e da sociedade de se engajarem nessa campanha de extrema importância de preservação da vida, que é o Setembro Amarelo", defendeu.

O dia 10 de Setembro é oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti-estigma do mundo. Em 2023, o lema é “Se precisar, peça ajuda!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas.

O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de um milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.