Segunda, 19 de Janeiro de 2026
22°C 34°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Candidatos concluem segundo dia de provas do Enem em Santa Quitéria considerando dificuldade média

As provas abordaram temas cotidanos como o funcionamento da vacina da Covid, a influência dos hormônios no período de TPM (tensão pré-menstrual) e matemática financeira, dentre outros

Por:
12/11/2023 às 21h08 Atualizada em 12/11/2023 às 21h27
Candidatos concluem segundo dia de provas do Enem em Santa Quitéria considerando dificuldade média
Fotos: Júlio Gaúcho/AVSQ

Estudantes de Santa Quitéria participaram neste domingo (12/11) do segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com a aplicação de 45 questões de matemática e outras 45 de ciências da natureza (química, física e biologia). A avaliação de estudantes ouvidos pela reportagem é de que a prova teve nível de dificuldade médio, assim como no primeiro dia do exame, no último domingo (05).

As provas abordaram temas cotidanos como o funcionamento da vacina da Covid, a influência dos hormônios no período de TPM (tensão pré-menstrual) e matemática financeira, dentre outros. O tema do agronegócio persistiu no segundo dia, tratando do uso de pesticidas, questionando em quais fluidos humanos poderia ser encontrada a maior concentração dessas substâncias. Professores avaliaram que hoje exigiu maior domínio de conceitos curriculares e estava menos interpretativa do que a da semana anterior.

Continua após a publicidade
Anúncio

Os candidatos tiveram que lidar com o calor. Em alguns locais de prova, pessoas passaram mal devido as condições climáticas, com o tempo bastante quente e baixa umidade, comprometendo assim a capacidade de se dedicar a um bom desempenho.

Para Ivnna Nescinária, comparado com outras edições, o Enem deste ano está sendo um dos melhores em relação a textos e interpretação. “Tinha alguns mais complexos, outros mais fáceis. Dividi as questões para não poder ficar tedioso, de 15 em 15. O nervosismo faz parte um pouco”, afirmou. A fala foi corroborada por Tamires Oliveira, residente na fazenda São Pedro: “os conteúdos estão bons, a redação estava ótima e temos que ter confiança pra dar certo”.

Alguns candidatos consideraram as provas de humanas são mais fáceis, sendo mais baseadas em interpretação, enquanto as de exatas deixam mais tensas. “Hoje estou confiante que terei um bom resultado, pois estudei bastante”, disse a catundense Sabrina Alves, confiante e otimista para obter um bom resultado em química e biologia.

Uma questão sobre a gripe H1N1 da prova de Matemática será anulada, conforme o ministro da Educação Camilo Santana, pela falta de ineditismo, já que o item foi cobrado em uma edição anterior aplicado para Pessoas Privadas de Liberdade em 2010. Camilo disse que a anulação da questão não trará prejuízos aos candidatos.

A divulgação do gabarito oficial está programada para o próximo dia 24 no site do Inep. Os resultados individuais serão acessíveis a partir de 16 de janeiro de 2024.