23°C 38°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Ravenna Lima, de Catunda e mais 42 prefeitos decidem pela saída em massa do PDT

Os gestores ainda não definiram seu futuro e esperam posição coletiva, em conjunto com parlamentares do partido

15/11/2023 às 10h31
Por: Thiago Rodrigues
Compartilhe:
Fotos: Reprodução
Fotos: Reprodução

A prefeita de Catunda, Ravenna Lima, é uma dos 43 prefeitos filiados ao PDT, que tomou a decisão nesta terça-feira (14) pela desfiliação em massa do partido, em meio a crise pelo comando da sigla entre os irmãos Cid e Ciro Gomes. Uma reunião no Hotel Gran Marquise em Fortaleza, liderada pelo senador, selou esta debandada em massa. Ao longo das últimas semanas, os gestores manifestaram insegurança com a situação do PDT, já próximo de entrar no ano eleitoral, necessitando a definição de um novo rumo partidário que os acomodem para as campanhas.

Nas redes sociais, Ravenna destacou que a saída não se dá por discordância de ideologia partidária, mas pelo 'desinteresse de alguns representantes que ignoram a maioria'. "Não podemos permanecer mais em um partido que não traz segurança aos seus filiados. Até o final do ano, decidiremos, coletivamente, a melhor direção a seguir", ponderou.

O processo de desfiliação foi uma cobrança dos próprios prefeitos, que queriam uma resolução para esse impasse. A partir de agora, o grupo discutirá quais partidos poderão lhes acomodar, estando uma reunião marcada para o próximo dia 04. Há grande possibilidade que migrem para o Podemos (19), que está no arco de alianças. Agora, a efetivação das desfiliações fica a cargo da Justiça Eleitoral.

"Todos que se manifestaram reconheceram na pessoa do senador Cid Gomes, na liderança do senador, a liderança principal e que irão seguir a sua orientação, a sua definição. Ele disse que a convicção dele era de permanecer no PDT, de repactuar com todos. E foi à exaustão, fez de tudo, mas infelizmente não foi possível. Agora inclusive com insinuações de que pode ser expulso, um completo absurdo", declarou o porta-voz da reunião e secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado, Salmito Filho.

Atualmente, o PDT governa 54 municípios, de acordo com representantes do grupo liderado por Cid. No caso dos vereadores, eles deverão deixar durante a janela partidária, em março, que é o prazo permitido para mudança, por 30 dias. Nos municípios, os rumos devem ser mais complexos, já que cada prefeito ou prefeita apresenta especificidades. 

Catunda - CE
Sobre o município
Ver notícias
Publicidade
Publicidade
Publicidade