21°C 37°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Brasil se prepara para fortes chuvas após recorde da onda de calor

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de "perigo potencial" para tempestades

Por:
17/11/2023 às 14h48
Brasil se prepara para fortes chuvas após recorde da onda de calor
Foto: Reprodução

Após a intensa onda de calor que bateu recordes de temperatura em vários estados brasileiros, o país agora se prepara para enfrentar a chegada de fortes chuvas. 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de "perigo potencial" para tempestades em sete estados, incluindo São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Paraná, além do Distrito Federal.

Continua após a publicidade
Anúncio

Esta mudança brusca no clima, de calor extremo para a previsão de tempestades, coloca estados como Rio Grande do Sul e Santa Catarina em estado de alerta máximo, com risco de alagamentos e deslizamentos devido às tempestades. 

A Defesa Civil está atenta, emitindo alertas para garantir a segurança da população.

Apesar da expectativa de chuvas intensas, a redução significativa nas temperaturas está prevista apenas a partir de domingo.

Capitais como São Paulo e Rio de Janeiro, que enfrentaram recordes de calor, esperam uma queda de até 10 graus na máxima entre sábado e domingo, proporcionando algum alívio.

O aumento do consumo de energia elétrica devido à onda de calor levou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) a acionar usinas térmicas, aumentando a produção em 63% em menos de uma semana.

Este cenário desafiador, somado à demanda recorde de 101.475 megawatts, destaca os impactos não apenas climáticos, mas também energéticos que o país enfrenta nesse período crítico.