23°C 38°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Mensalidades escolares devem ter aumento acima da inflação em 2024

A análise é baseada em consulta a 800 escolas de educação infantil, ensino fundamental e médio em todo o país.

29/11/2023 às 15h00
Por: Raflézia Sousa
Compartilhe:
Hugo Barreto/Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles

O Grupo Rabbit, uma consultoria especializada em educação, realizou um levantamento indicando que as mensalidades escolares podem registrar um aumento médio de 9,2% em 2024. Este valor ultrapassa mais que o dobro da inflação estimada para o próximo ano, que é de 4,53% segundo o Boletim Focus do Banco Central.

A análise, baseada em consulta a 800 escolas de educação infantil, ensino fundamental e médio em todo o país, considera diversos fatores, incluindo a necessidade de investimentos, reajustes salariais para professores e funcionários, além de dívidas e outros custos operacionais.

O diretor de conteúdo do Grupo Rabbit, Christian Rocha, explica ao jornal O Globo, que 70% das escolas e instituições de ensino enfrentam um nível significativo de endividamento. Ele destaca que mesmo um reajuste acima da inflação pode não ser suficiente para quitar as dívidas acumuladas durante a pandemia e o período de ensino remoto.

André Braz, coordenador do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da FGV-Ibre, observa que os reajustes nas mensalidades tendem a ficar acima da inflação média, representando um aumento real para os consumidores. Ele ressalta ao jornal que, devido à evasão durante a pandemia, as escolas estão enfrentando salas mais vazias, o que influencia nos custos e pode impactar nos valores das mensalidades para os alunos remanescentes.

Publicidade
Publicidade
Publicidade