O Fortaleza acaba de se tornar o primeiro time do Nordeste brasileiro a conseguir garantir um lugar na Série A do Campeonato Brasileiro por seis anos seguidos na era pontos corridos. A marca foi atingida após o clube vencer o RB Bragantino, nesta quinta-feira (30), por 2 a 1.
O formato atualmente trabalhado na competição começou a ser usado a partir do ano de 2006, com apenas 20 times participando. Com a nova marca, o Fortaleza quebra o recorde que era de Sport, Ceará e Bahia, que conseguiram um máximo de cinco anos seguidos disputando a Série A cada um.
No caso do Sport, esse período se estendeu de 2014 a 2018. O Bahia conseguiu ficar na Série A de 2017 a 2021. Já o Ceará ficou de 2018 até 2022, ano passado. E o Fortaleza, agora, está de 2019 até 2024, podendo ainda estender esse recorde no ano seguinte.
O Tricolor, nesta quinta, venceu o Bragantino no estádio Nabi Abi Cheddid, em Bragança Paulista, pela 36ª rodada da Série A. Com o resultado, o Leão também quebrou o incômodo jejum de vitórias que durava 10 jogos, sendo nove pela Série A e um pela Sul-Americana.
Pikachu abriu o placar para o Fortaleza aos 13 minutos do primeiro tempo, após boa jogada de Calebe. O segundo gol do Tricolor foi marcado por Calebe, aos 22 minutos. Ainda na etapa inicial, aos 48, o Bragantino descontou com Eduardo Sasha, que desviou um chute de Eric Ramires.
No segundo tempo do jogo, o meia Eric Ramires e o atacante Alerrandro, ambos do Bragantino, foram expulsos. E as duas expulsões foram após o árbitro de vídeo chamar o árbitro Denis da Silva Ribeiro Serafim para checar os lances na cabine de vídeo. Ramires foi expulso por dar um pisão em Pedro Augusto na beira do gramado. Alerrandro recebeu o vermelho por dar um chute por trás em Brítez