Na última segunda-feira (4), o Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional realizou uma audiência pública para debater a implementação da TV 3.0, considerada a televisão do futuro. A tecnologia, que está prevista para ser implementada a partir de 2025, promete inovações, como uma qualidade de imagem superior ao HD e som imersivo.
A conselheira Valderez Donzelli ressaltou que a TV 3.0 trará mudanças significativas para o público telespectador. Durante a audiência, que foi transmitida pela TV Câmara, o diretor do departamento de inovação, regulamentação e fiscalização do Ministério das Comunicações, Tawfic Awwad Junior, explicou que o novo sistema está em fase de desenvolvimento e testes.
Paralelamente, o governo brasileiro, em colaboração com empresas e entidades do setor, prepara-se para lançar a TV 3.0. Apelidada de "TV do futuro," a nova tecnologia promete uma imagem quatro vezes melhor do que a alta definição, além de som de extrema fidelidade e imersão.
O novo sistema permitirá a exibição de conteúdos individualizados, impulsionando a interação com a internet e ampliando os serviços oferecidos. Para aproveitar essas funcionalidades, provavelmente será necessário substituir os aparelhos de TV e atualizar os transmissores das emissoras.
Durante a audiência pública, foi destacada a importância da atualização do padrão da TV brasileira diante das rápidas evoluções tecnológicas mundiais. O grupo de trabalho responsável pela regulamentação da TV 3.0 tem até dezembro de 2024 para apresentar suas conclusões, com a participação de representantes da Anatel, do Ministério da Ciência e Tecnologia e de empresas de radiodifusão.