23°C 38°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Governo prorroga programa Desenrola Brasil por mais três meses

O programa, originalmente programado para encerrar no final de 2023, busca facilitar a renegociação de dívidas do governo federal.

06/12/2023 às 16h00
Por: Raflézia Sousa
Compartilhe:
Getty Images
Getty Images

Nesta quarta-feira (6/12), o secretário de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, Marcos Barbosa Pinto, anunciou a extensão do Programa Desenrola Brasil por mais três meses, indo até março de 2024. O programa, originalmente programado para encerrar no final de 2023, busca facilitar a renegociação de dívidas do governo federal.

Além da prorrogação, o governo planeja eliminar um dos requisitos de acesso ao programa, o certificado prata ou ouro na plataforma gov.br. O objetivo é facilitar ainda mais as negociações, eliminando possíveis entraves para algumas pessoas.

O Desenrola abrange dívidas negativadas entre 1º de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2022, visando limpar o nome dos brasileiros após a crise econômica e o endividamento durante a pandemia.

Durante coletiva de imprensa em Brasília, a Fazenda e a Bolsa de Valores do Brasil (B3) divulgaram o "Censo" do Desenrola, revelando que mais de 10 milhões de pessoas já se beneficiaram do programa, renegociando um total de R$ 29 bilhões em dívidas, segundo o Metrópoles. No final de novembro, o programa expandiu as condições de parcelamento para dívidas de até R$ 20 mil para devedores com renda de até dois salários mínimos ou inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Publicidade
Publicidade
Publicidade