23°C 37°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Calor excessivo em carregadores pode gerar explosões; confira cuidados

O risco de explosão pode estar presente quando o aumento da temperatura deixar de ser moderada, e passar a ser excessiva.

12/12/2023 às 16h00 Atualizada em 12/12/2023 às 16h53
Por: Raflézia Sousa
Compartilhe:
 Altieres Rohr/G1
Altieres Rohr/G1

Uma nova onda de calor atingirá oito estados brasileiros a partir de quinta-feira (14), levando a preocupações sobre o impacto nas temperaturas de dispositivos eletrônicos, incluindo carregadores. Embora os riscos sejam baixos, é essencial estar atento a sinais de superaquecimento.

O coordenador do curso de Engenharia da Computação do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), Angelo Sebastião Zanini, explicou ao g1 que a temperatura do calor do carregador deve ser "totalmente suportável" ao toque. O risco de explosão pode estar presente quando o aumento da temperatura deixar de ser moderada, e passar a ser excessiva.

  • Identificar Problemas: Carregadores muito quentes podem indicar defeitos, representando riscos de superaquecimento e até explosão, embora raramente letais.

  • Riscos ao Aparelho: Super-aquecimento pode prejudicar o funcionamento do celular, especialmente se peças estiverem em curto-circuito.

Cuidados Importantes:

  • Ambiente de Carregamento: Evitar locais quentes e utilizar o celular durante tempestades elétricas é essencial para prevenir danos pela rede elétrica.

  • Evitar Umidade: Não manusear o carregador com as mãos molhadas e evitar locais úmidos para prevenir curto-circuito nos pinos.

  • Conexão Perfeita: Certificar-se de que o carregador está encaixado corretamente na entrada do celular é fundamental para evitar riscos de curto-circuito.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade