O Governo Federal lança nesta terça-feira (19/12), o aplicativo Celular Seguro, uma resposta ao aumento significativo nos casos de roubos e furtos de celulares no país. Em 2022, foram registradas 999.223 ocorrências, representando um aumento de 16,6% em relação a 2021, de acordo com dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública.
Para utilizar o aplicativo, os usuários devem fazer o download na loja de aplicativos, realizar login com a conta do gov.br e concordar com os termos de uso. Em seguida, é necessário cadastrar contatos de confiança com informações como nome, CPF e telefone, para auxiliar em caso de ocorrências.
Não há limites para o número de contatos cadastrados, mas todos devem estar vinculados ao CPF do usuário. O aplicativo permite registrar ocorrências, fornecendo detalhes como data, local e descrição do incidente. Após o processo, um número é gerado para referência.
Desenvolvido em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Federação Nacional dos Bancos (Febraban), o Celular Seguro emite notificações instantâneas e bloqueia o acesso a informações bancárias.