Nesta sexta-feira (22/12), Fluminense e Manchester City fazem a final do Mundial de Clubes da Fifa. As duas equipes jogam a decisão pela primeira vez em suas histórias. O duelo ainda marca o encontro entre Fernando Diniz e Pep Guardiola.
As duas equipes entram em campo às 15h (horário de Brasília), no estádio King Abdullah, na Arábia Saudita. A TV Globo e a CazéTV anunciam a transmissão da partida.
Os dois times chegam para o confronto podendo selar uma temporada mágica. De um lado, o Flu conquistou a Libertadores em uma campanha que terminou com o título diante do Boca Júniors em pleno Maracanã. Do outro, o City fez valer a década de investimentos e foi campeão da Champions League após decisão contra a Inter de Milão.
Por conta dos títulos, as duas equipes estrearam no Mundial já na fase semifinal. O Tricolor das Laranjeiras precisou vencer o Al-Ahly por 2 x 0, enquanto os Citizens derrotaram o Urawa Reds por 3 x 0.
Além do ineditismo para as duas equipes e a importância da competição, um fator atrai as atenções de todos para este jogo: os treinadores. Reconhecidos pelo estilo de futebol dominante, com valorização da posse de bola, Fluminense e Manchester City são reflexos de seus técnicos.
De um lado, Pep Guardiola tenta o seu segundo título de Mundial. Antes, venceu a competição comandando o Barcelona, que goleou o Santos na decisão de 2011. Do outro, Fernando Diniz que inaugurou sua prateleira de grandes títulos justamente com um dos mais importantes do calendário.
E os brasileiros têm motivos para sonhar. Isso porque dois dos principais jogadores do City não estarão em campo. Tanto o meia Kevin De Bruyne, quanto o atacante Erling Haaland, foram cortados da competição por lesão, assim como o atacante belga Jérémy Doku.