23°C 38°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Governo autoriza a retomada da famosa "raspadinha"

As raspadinhas, criadas na década de 1990, permitem ao apostador que raspe um campo em branco e saiba imediatamente se foi um dos sorteados para o prêmio.

28/12/2023 às 14h20
Por: Raflézia Sousa
Compartilhe:
Sérgio Lemos/Cofina Media
Sérgio Lemos/Cofina Media

A Caixa Econômica Federal recebeu autorização do Governo Federal para retomar a Loteria Instantânea Exclusiva (Lotex), popularmente conhecida como "raspadinha". A portaria, assinada pelo ministro da Economia, Fernando Haddad, foi publicada nesta quinta-feira (28) no Diário Oficial da União.

O documento prevê a exploração da loteria por dois anos, podendo ser prorrogado a partir da emissão do primeiro bilhete. Em agosto, o presidente Lula (PT) assinou um decreto que alterou a regulamentação da Lotex, possibilitando à Caixa retomar esse tipo de aposta com autorização da Fazenda.

A arrecadação obtida pela "raspadinha" seguirá a distribuição estabelecida anteriormente, com destinações para a seguridade social, Ministério do Esporte, Fundo Nacional de Cultura, entidades esportivas, Fundo Nacional de Segurança Pública, despesas de custo e manutenção, pagamento de prêmios e recolhimento de imposto de renda.

As raspadinhas, criadas na década de 1990, permitem ao apostador que raspe um campo em branco e saiba imediatamente se foi um dos sorteados para o prêmio. Elas foram suspensas em 2015 por determinação do Ministério da Fazenda e em 2018, o governo regulamentou a Loteria Instantânea, permitindo apostas por meio de bilhetes físicos ou virtuais.

Publicidade
Publicidade
Publicidade