23°C 38°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Hoje (28) é o último dia para sacar o abono salarial 2023; veja se você tem direito

Após o prazo, os valores não sacados serão devolvidos ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT)

28/12/2023 às 13h36
Por: Raflézia Sousa
Compartilhe:
Agência Brasil
Agência Brasil

Nesta quinta-feira (28/12), é o prazo final para os trabalhadores beneficiados pelo programa PIS-Pasep realizarem o saque do abono salarial referente a 2023, relacionado ao ano-base de 2021.

O abono é destinado a funcionários do setor privado (PIS) e servidores públicos (Pasep) que atenderam a critérios específicos, incluindo trabalhar por pelo menos 30 dias em 2021 e receber até dois salários-mínimos mensais. O saque automático na Caixa Econômica Federal é para trabalhadores do setor privado, enquanto os demais beneficiários recebem pela poupança social digital.

Após o prazo, os valores não sacados serão devolvidos ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). O cronograma de pagamentos para 2024 já foi divulgado, iniciando em 15 de fevereiro, com o prazo para saque até 27 de dezembro.

Os critérios para receber o abono incluem cadastro no programa PIS/Pasep ou CNIS por pelo menos cinco anos, trabalhar para empregadores contribuintes do PIS/Pasep, receber até dois salários-mínimos mensais, exercer atividade remunerada por pelo menos 30 dias em 2021, e ter dados corretamente informados pelo empregador na Rais ou eSocial do ano-base.

A consulta ao benefício pode ser feita pela Carteira de Trabalho Digital, portal gov.br ou telefone 158. O abono do Pasep é creditado em conta para correntistas ou poupadores do Banco do Brasil, sendo possível transferir via TED para conta própria. O trabalhador que não é correntista pode realizar a transferência nos terminais de autoatendimento, site do Banco do Brasil ou nas agências. O PIX com CPF permite o crédito na conta bancária nesta quinta-feira (28).

Publicidade
Publicidade
Publicidade