23°C 37°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Carro voador cearense tem lançamento previsto para o segundo semestre de 2024 por R$ 2 milhões

Os modelos não tripulados destinados a setores como agricultura, logística, polícia e bombeiros serão lançados no primeiro semestre de 2024

06/01/2024 às 10h31
Por:
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Vertical Connect, startup cearense, anunciou que o tão aguardado veículo Gênesis-X1, apelidado de 'Carro Voador', será lançado no segundo semestre de 2024, com um preço estimado de R$ 2 milhões, segundo informações divulgadas pela empresa.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) apresentou imagens do modelo ao público e à imprensa durante um evento no BS Design, localizado no Bairro Aldeota, em Fortaleza.

De acordo com a Vertical Connect, os modelos não tripulados destinados a setores como agricultura, logística, polícia e bombeiros serão lançados no primeiro semestre de 2024, enquanto os modelos tripulados serão introduzidos no mercado no segundo semestre.

O veículo, 100% autônomo, não requer habilitação para pilotagem, oferecendo uma proposta inovadora para a mobilidade aérea. "O veículo é 100% autônomo, portanto, não há necessidade de saber pilotar o mesmo. Até o momento, para pilotar o 'Carro Voador' não é necessário nenhum tipo de habilitação," afirmou a Vertical Connect ao g1.

Quanto aos locais de estacionamento, as aeronaves Evtol's utilizarão "vertipontos", uma versão adaptada dos helipontos para carros voadores. No entanto, como esses ainda não estão disponíveis nas cidades brasileiras, os veículos voadores autônomos poderão utilizar helipontos, desde que atendam às exigências necessárias.

Outra vantagem destacada pela empresa é a isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), uma vez que o Gênesis-X1 é categorizado como uma aeronave, ficando isento dos impostos rodoviários.

Características do Gênesis-X1:

  • Capacidade para duas pessoas, dimensões de 5 metros de comprimento, 4,8 metros de largura e 1,40 metros de altura.
  • Tempo máximo de voo de 60 minutos.
    Velocidade máxima de 130 km/hora.
  • Oito hélices e oito motores elétricos.
  • Fuselagem composta de fibra de carbono aeronáutico.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade