23°C 35°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Nova carteira de identidade substitui RG pelo CPF e deve ser emitida em todo Brasil a partir desta semana

Primeira via será gratuita e a renovação não será obrigatória

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues Fonte: Jovem Pan
08/01/2024 às 08h28
Nova carteira de identidade substitui RG pelo CPF e deve ser emitida em todo Brasil a partir desta semana
Foto: Reprodução/Agência Brasil/Instituto-geral de Perícias do Rio Grande do Sul

A partir da próxima quinta-feira, 11, todos os Estados do Brasil iniciarão a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que trará uma mudança significativa: o número do RG será substituído pelo CPF como registro geral. Até o momento, 18 Estados já estão emitindo o novo documento.

A primeira via da CIN será gratuita e a renovação não será obrigatória. A substituição poderá ser feita gradualmente e sem custos até o ano de 2032. Vale ressaltar que o novo documento estará disponível tanto em formato físico quanto digital. A versão física será produzida em papel-moeda e contará com um QR Code para validação eletrônica.

Continua após a publicidade
Anúncio

Além disso, a nova carteira de identidade terá uma função adicional: servirá como documento de viagem para os países do Mercosul. Quanto à validade, ela variará de acordo com a idade do titular. Crianças de até 11 anos terão o documento válido por cinco anos, enquanto pessoas de 12 a 59 anos terão um prazo de validade de dez anos. Já os indivíduos com mais de 60 anos não precisarão realizar a troca do documento.

Para ter acesso à nova Carteira de Identidade Nacional, é necessário que o CPF esteja regularizado na Receita Federal. Vale lembrar que os documentos de identidade nos modelos antigos continuarão válidos até o dia 28 de fevereiro de 2032.