O Ceará deve investir aproximadamente R$ 55 milhões na construção de 501 arenas de areia em todas as regiões do Estado, cada uma contendo duas quadras. O anúncio foi feito pelo governador Elmano de Freitas (PT), durante live semanal nesta quarta-feira (10). O investimento estimado resulta em uma média de pouco mais de R$ 110 mil por arena. A Superintendência de Obras Públicas (SOP) afirmou que, como a licitação segue em andamento, não há como precisar o valor e que ele ainda pode cair. Ainda conforme a pasta, a previsão é de que as obras ainda se iniciem no primeiro semestre de 2024.
Além do beach tennis (tênis de praia), as arenas, formadas por duas quadras de areia de 23 metros de comprimento por 11 metros de largura, poderão ser utilizadas para outras modalidades como vôlei de praia e futevôlei. O projeto se baseia no Projeto Areninhas de Futebol, realizado no Estado desde 2017 e que conta com 339 equipamentos construídos e entregues em Fortaleza e no Interior. Na live, Elmano falou sobre a iniciativa das quadras de areia.
“A dinâmica da sociedade muda. Eu sou do tempo que teve uma febre de vôlei. Depois, de basquete. E, agora, as pessoas estão jogando muito beach tennis. É muito importante que os equipamentos que a gente for construir se adaptem ao que as pessoas estão querendo praticar. Neste momento, a gente tem tido uma demanda muito grande de ampliação das areninhas e de construção de quadra de beach tennis”, destacou.
Conforme o Executivo estadual, os espaços são demarcados e integrados com colchão de areia higienizada, postes de iluminação de eucalipto, tela de proteção e kit de redes. Apesar da informação de que serão construídas arenas em todas as Regiões cearenses, a SOP ainda não possui dados acerca das cidades que serão beneficiadas com a unidade do tipo.