Nesta quinta-feira (11), em sua apresentação oficial como novo técnico da Seleção Brasileira, Dorival Júnior afirmou que uma de suas ações no comando da Canarinho será aproveitar jogadores que atuam no Campeonato Brasileiro. Ele argumentou que é preciso repensar a cultura de sempre achar que é preciso buscar jogadores de referência fora do Brasil.
“Às vezes temos uma referência lá fora, que passa a ser muito melhor que o Campeonato Brasileiro, mas temos que repensar isso. Às vezes o nosso campeonato é muito mais difícil do que muitos lá fora. Se preparem, vou contar com muitos jogadores que estejam aqui dentro. Não tenho dúvidas, desde que tenham merecimento para uma convocação. Vou tentar fazer o máximo para que não erre, quer esteja na Inglaterra, Itália, Portugal e aqui dentro. Eles têm que saber que disputam um dos campeonatos mais difíceis e disputados do mundo”, disse.
Dorival ressaltou também seu desejo de reconectar o torcedor à Seleção e pediu união para atingir os objetivos à frente da seleção nacional.
"Conto muito com a presença e participação de vocês, com sugestões e ideias, para modificar um pouco esse cenário. Quero que a Seleção seja verdadeiramente a Seleção do povo brasileiro. O camarada perdeu o carinho e amor pela seleção brasileira. Temos que mudar isso. Só vamos mudar quando pararmos de dividir, precisamos somar esforços", afirmou.
Conforme o GC MAIS, a primeira missão do novo treinador está marcada para o dia 23 de março, quando o Brasil enfrentará a Inglaterra em um amistoso no icônico estádio de Wembley, em Londres. Três dias depois, em 26 de março, está confirmado outro amistoso contra a Espanha, no estádio Santiago Bernabéu, em Madri.
O terceiro e último amistoso deste semestre acontecerá em 8 de junho, contra o México, em solo estadunidense. Esse confronto será o último na preparação para a Copa América, na qual ambas as seleções estão confirmadas.
Nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, o Brasil ocupa a sexta posição, com oito pontos de diferença para a líder Argentina.